Glitter Force estreia na Netflix

0 comentários

A partir desta sexta-feira, 18, os assinantes da Netflix já podem conferir a adaptação ocidental feita pela Saban Brands do anime Smile Pretty Cure!, produzido pela Toei Animation, que neste lado do mundo ganhou o infame título de Glitter Force.

O anime, que ostenta o selo de original, passou por uma série de mudanças, algumas exageradas, que vão desde os temas de abertura, nomes dos personagens e diálogos, até outras censuras que se afastam da versão original, tudo para deixar ao gosto do público americano, e consequentemente, “aceito” pelos demais países ocidentais, algo esperado da Saban quando se trata de animação japonesa.

Em relação a dublagem, infelizmente aquilo que se previa aconteceu. O processo foi todo feito em Miami pelo estúdio Mediadub International, já utilizado pela Saban na versão brasileira de Popples. As vozes e interpretações são feitas por atores desconhecidos do público brasileiro.

Ver um anime ou série de animação ser dublada fora do Brasil tem sido cada vez mais comum na Netflix, que recebe milhares de criticas dos assinantes todos os dias, especialmente quando se tratam de redublagens, como aconteceu com As Aventuras de Tintim.

Este assunto é sempre um tema delicado, que reacende a velha rixa do dublado vs legendado. A plataforma de streaming é sempre tida como grande vilã, o que em parte não deixa de ser verdade, pois como um serviço que preza pela qualidade de seus milhares de conteúdos não fiscaliza quando se trata de dublagem de não produzidos por ela. Neste caso, as maiores culpadas são as distribuidoras, que preferem economizar apenas legendando seus títulos ou pagando por um trabalho que saia mais em conta.

A tendência daqui por diante é isso acontecer com mais frequência, em exceção das empresas que seguem enviando suas produções para o eixo Rio-São Paulo; outras como a Saban adotam tal prática visando economia, e imaginando que o público não vai se importar.

Como a própria Netflix aconselha, os insatisfeitos podem comentar sobre o assunto através de sua central de atendimento.



0 comentários: