Miku Hatsune: A Musa Real

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Aconteceu o que poucos esperavam: a ocidentalização do ícone pop japonês Hatsune Miku e de sua série Project Diva. Mas será que os homens ocidentais vão se apaixonar por ela do mesmo jeito que os japoneses?

Apesar de sua "Sensualidade" vir de um Vocaloid, voz sintetizada que canta o que você programar, Hatsune Miku é a estrela que você pode manipular sem ter que aguentar as chatices de Simon Cowell, aquele jurado pentelho de American Idol. Na verdade, se você pesquisar no Niconico (versão japonesa do Youtube), vai encontrar uma quantidade infindável de parcerias entre músicos, artistas e animadores tendo com Miku como protagonista.


A Voz real de Miku

A voz dela tem pausas entre uma palavra e outra que entregam se tratar de um Vocaloid. A voz original é da dubladora e cantora Saki Fujita, que gravou todas as palavras que são ditas pela personagem. Dependendo das habilidades do músico que manipula o áudio, Miku pode soar assustadoramente real, o que a torna perfeita para protagonizar games - Especialmente porque a Crypton Future Media e a Yamaha não combram Royalty algum sobre o uso do Vocaloid.


"Hatsune Miku está aberta a interpretações, por isso soa diferente para cada pessoa que a ouve", disse Hiroshi Utsumi, diretor da Sega. A estreia de Miku aconteceu em julho de 2009, no PSP. Hatsune Miku: Project Diva foi um sucesso instantâneo que até batizou com seu nome as primeiras peças do PS Vita no Japão, alguns anos mais tarde. "Acho que, se esse jogo fosse qualquer outra coisa que não um musical, os fãs não teriam gostado tanto", defende Utsumi, que supervisiona Project Diva (inclusive a versão Arcade) e Hatsune Miku and Future Stars: Project Mirai (para Nintendo 3DS).

Coisa de Fã

De fato, foram os primeiros fãs da série que forneceram todo o material de marketing que a equipe de Utsumi usa para divulgar os seus jogos. A equipe da Sega que desenvolve Project Diva mergulhou tão fundo no projeto que em nada se assemelha à equipe que cuida de Sonic, por exemplo. No final das contas, a base de fãs de Miku vai do cara que apenas gosta de música Otaku mais obsessivo.
Por trás de todo material de Miku encontra-se um complexo editor de fases que agrada em cheio aos Otakus que criam música com o Vocaloid de Miku, que pode ser importado até no formato MP3 para servir de trilha para vídeos e animações das mais diversas. E tudo pode ser disponibilizado online sem restrições.

E foi assim que nasceram várias versões de Miku. O game Project Mirai, por exemplo, é uma versão de 3DS voltada para um público mais infantil, com um visual de brinquedo para criança. Diva's Miku por sua vez, é baseado no Vocaloid original da Yamaha e ilustrado por Kei, com personagens de cabeças grandes e excesso de fofurice. Sua versão para 3DS já vendeu 180 mil cópias entre 2012 e 2013.


A versão em inglês para Project Diva F deu à Sega a chance de novamente cair nas graças da comunidade de fãs da Miku. A versão para PS3 saiu em 2013 após anos e anos de pedidos dos fãs ocidentais.
A voz de Miku ganhou sua versão ocidentalizada em uma variação do Vocaloid para o idioma inglês. "Os diálogos do jogo são curtos, isso facilitou a tradução para o inglês. As músicas deixamos em japonês mesmo, amas acrescentamos legendas", completa Utsumi.

E vendeu bem?

A Sega inda não avaliou as vendas do jogo, mas elas servirão como parâmetro para o lançamento da sequência Project Diva 2nd. Na verdade a ideia de Utsumi é ter uma quantidade grande de músicas cantadas por Miku em inglês, assim como já acontece com a versão nipônica. "Espero que isso aconteça, pois sei que sairão muitas coisas diferentes", completa ele, otimista.

Fonte: Revista EGW



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