Entre os gratuitos, "CrossFire" arrecadou mais do que "LoL" em 2013

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O jogo de tiro gratuito "CrossFire" foi o game online que mais arrecadou em 2013, superando títulos estabelecidos como "League of Legends", o russo "World of Tanks" e "World of Warcraft".

Produzido pela sul-coreana SmileGate e distribuído pela chinesa Tencent, "CrossFire" arrecadou US$ 957 milhões em 2013, segundo a empresa de pesquisa SuperData Research.

Popular no Brasil, o norte-americano "League of Legends" ficou em segundo, com US$ 624 milhões. "World of Warcraft", um dos poucos jogos pagos no top 10, ocupa a sétima posição: o MMO rendeu US$ 213 milhões à Blizzard Entertainemnt no ano passado.

Veja o ranking dos 10 jogos online mais rentáveis de 2013:

1. Crossfire US$ 957 milhões
2. League of Legends US$ 624 mihões
3. Dungeon Fighter Online US$ 426 milhões
4. World of Tanks US$ 372 milhões
5. Maplestory US$ 326 milhões
6. Lineage US$ 257 milhões
7. World of Warcraft US$ 213 milhões
8. Star Wars: The Old Republic US$ 139 milhões
9. Team Fortress 2 US$ 139 milhões
10. Counter-Strike Online US$ 121 milhões

Tiroteio online

Com diversos modos multiplayer e manutenção constante, "Crossfire" é disponibilizado no Brasil pela Z8 Games. A publisher promove campeonatos com prêmios em dinheiro com certa frequência e com os Game Masters sempre fazendo transmissões ao vivo para divulgar o game.

O jogo também tem mapas inspirados em "Counter-Strike", porém seus mapas originais são bem diferentes e não favorecem quem fica em um mesmo local (os campers). O game é monetizado com compra de armas que dão uma pequena vantagem, porém elas são desabilitadas em partidas de campeonatos.

Enquanto os jogos online gratuitos arrecadam cada vez mais com microtransações, o modelo de jogo por assinatura está em baixa: "Star Wars: The Old Republic" rende mais desde que passou a oferecer a opção de jogo gratuito, por exemplo.


Já "World of Warcraft" permanece como o derradeiro MMO com assinatura que fatura milhões. Mesmo assim, o game está gerando menos divisas do que nos anos anteriores, reflexo da queda no total de assinantes. Segundo o SuperData Research, em abril de 2013 "WoW" arrecadou cerca de US$ 93 milhões. Em setembro do ano anterior, o MMO rendeu US$ 204 milhões.

Para a Blizzard, a solução pode estar na implantação de um sistema de microtransações. "Apesar do declínio nos rendimentos totais entre setembro de 2012 e abril de 2013, o jogo teve uma melhor taxa de conversão entre o número de usuários e a aquisição de conteúdo extra e add-ons", declarou a empresa na época.

"Isso indica que os jogadores dedicados de 'WoW' estão interessados e vão gastar dinheiro com micro-transações".

A próxima expansão de "World of Warcraft", "Warlords of Draenor", está prevista para este ano.

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