Com Riot e Nintendo fora, BGS 2014 vira evento caro para expositores

0 comentários
Mesmo com boas novidades para Wii U, Nintendo ficará de fora da BGS mais uma vez

No ano passado, impulsionado pela estreia de PlayStation 4 e Xbox One, o Brasil Game Show recebeu um público de 150 mil pessoas que circularam por dois pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Tamanho sucesso levou a organização da feira a reservar cinco pavilhões para a edição 2014, cujos ingressos já estão à venda, por preços que variam entre R$ 79 e R$ 598.

Porém, algumas empresas que participaram da feira em 2013 decidiram ficar de fora desta vez, incluindo a Riot Games, cujas partidas de "League of Legends" deixaram o estande entre os mais movimentados. Nvidia, fabricante de chipsets gráficos, e Level Up!, publisher de jogos como "Combat Arms" e "Smite", engrossam a lista de ausências.

Nos bastidores, contudo, UOL Jogos apurou que ficou caro demais participar da BGS – o preço de um estande grande pode ficar entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão -, para um evento cujo retorno é difícil de mensurar.

Procurada em diferentes ocasiões pelo UOL Jogos para comentar o assunto, a assessoria do BGS não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Também ausente estará a Nintendo, que fica de fora pelo segundo ano consecutivo. Uma pena para o público brasileiro, considerando a quantidade fãs da empresa por aqui e a proximidade de lançamentos como “Super Smash Bros.” para Wii U, que seria uma atração e tanto.

Quem passear pela BGS 2014 também não vai encontrar estande da Take-Two, cuja linha de jogos inclui “Evolve”, eleito melhor game da E3 e da Gamescom pela crítica especializada. Os visitantes poderão experimentar o Morpheus, visor de realidade virtual da Sony, mas não o Oculus Rift, da Oculus VR. Blizzard e Sega não confirmaram até o momento se participam ou não.

Públicos diferentes

A Riot citou uma “estratégia de atuação diferente” para explicar a decisão de não participar do BGS, preferindo dedicar-se à realização de campeonatos de “LoL”. “Além de não querermos impactar a experiência do jogador brasileiro com um evento acontecendo simultaneamente no mês da final mundial de ‘League of Legends’, na Coreia do Sul”, menciona ainda o comunicado oficial.

Divulgação

A Level Up! decidiu trocar o Brasil Game Show pela Comic Con Experience, que vai de 4 a 7 de dezembro: “O público do evento [BGS] é um pouco diferente do público de nossos jogos, e temos resultados muito melhores em eventos de cultura pop jovem”, explicou Guilherme Loureiro, gerente de marketing da empresa.

Outra empresa que optou pela Comic Con Experience foi o BoaCompra, do grupo UOL.

Já a Nvidia optou por participar da X5 Mega Arena, evento de eSports que acontece no final de setembro. “Neste momento o foco da empresa está em investir e desenvolver todo o ecossistema e eventos de games para PC e plataformas móveis, que são as plataformas mais populares de games no Brasil e no mundo”, divulgou a companhia, em comunicado oficial.

Por outro lado, Sony, Microsoft, Ubisoft, Warner, Electronic Arts, Activision e Konami (que não participou ano passado) já confirmaram que terão estandes próprios. Disney e Capcom mostrarão jogos dentro do estande da Warner, e a Bandai Namco Games fará o mesmo, com parceiro a ser anunciado.

O Brasil Game Show 2014 acontece em São Paulo, entre os dias 08 e 12 de outubro.

0 comentários: