Stephen Hawking: Inteligência artificial pode acabar com a raça Humana

0 comentários

O eminente físico britânico Stephen Hawking adverte que o desenvolvimento de máquinas inteligentes pode representar uma grande ameaça para a humanidade.

"O desenvolvimento da plena inteligência artificial (AI) pode significar o fim da raça humana", disse Hawking à BBC.

Os Avisos do famoso cientista sobre AI veio em resposta a uma pergunta sobre seu novo sistema de voz. Hawking tem uma forma de doença neurológica progressiva chamada esclerose amiotrófica lateral (ALS oudoença de Lou Gehrig) e usa um sintetizador de voz para se comunicar.

Recentemente, ele tem utilizado um novo sistema que utiliza inteligência artificial. Desenvolvido em parte pela empresa britânica Swiftkey, o novo sistema aprende como Hawking pensa e sugere palavras que ele pode querer usar em seguida, de acordo com a BBC.

Medo exagerado

Mas outros especialistas discordam que AI trará a desgraça para a humanidade. Charlie Ortiz, cabeça de AI na Burlington, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), disse que as preocupações são "muito exageradas".

"Não vejo qualquer razão para pensar que as máquinas se tornarão mais inteligentes... — ou que elas irião querer nos destruir ou prejudicar," disse o cientista.

Ortiz disse que o desenvolvimento de máquinas super inteligentes ainda é uma questão importante, mas ele não pensa que vai acontecer no futuro próximo. "Muito trabalho precisa ser feito antes de os computadores estiverem perto desse nível," ele disse.

0 comentários: