“Não tem a ver com dinheiro, tem a ver com minha sanidade”, diz Notch

0 comentários
notchvalve_kotakubr01

É oficial, Minecraft agora é da Microsoft e, no processo, o criador do jogo e principal figura no estúdio Mojang, Markus “Notch” Persson, deixa também a empresa.

Em um comunicado quase em forma de desabafo em seu site pessoal, ele explica que a decisão de abandonar sua maior criação não foi por causa dos US$ 2,5 bilhões pagos pela Microsoft, mas sim para manter sua sanidade.

O texto é cheio de declarações fortes. Uma delas é ele dizer que não se considera um desenvolvedor de jogos de verdade. “Eu faço jogos porque é divertido e porque eu amo jogos e gosto de programar, mas eu não faço games com a intenção deles se tornarem grandes sucessos e não tento mudar o mundo”, diz Notch na nota.

Porém, foi justamente isso o que Minecraft se tornou: um grande sucesso e mudou o mundo (pelo menos os dos jogos e de algumas centenas de youtubers). Notch diz que nunca quis que isso acontecesse.

Ele também diz que já há algum tempo não participa mais do desenvolvimento de Minecraft, o que ele deixou inteiramente nas mãos do resto da equipe da Mojang e ele só não deixou o estúdio antes porque já era uma figura conhecida e importante para a imagem do jogo. “Eu não estava seguro em como eu me encaixava dentro da Mojang onde pessoas realmente trabalhavam, mas como disseram que eu era importante para a cultura, eu fiquei”.

Nesse tempo todo, Notch chegou a tentar algo grande de novo com o jogo 0x10.cc, em 2012, mas falhou. Foi então que ele voltou a trabalhar em projetos menores e mais pessoais. “Desde que eu decidi a só me dedicar a pequenos protótipos e desafios interessantes, eu me diverti muito no trabalho”, escreveu. Um exemplo disso é a piada/protesto que foi o jogo Cliffhorse, feito por ele pouco tempo atrás.

cliffhorse

Por isso, assim que a negociação com a Microsoft estiver finalizada, Notch vai voltar a fazer jogos experimentais de Ludum Dare e coisas pequenas para a web. “Se eu acidentalmente fizer alguma coisa que parece ganhar atenção, eu provavelmente vou abandonar o projeto imediatamente”, escreveu.

O que fica claro na nota é que Notch é mais um caso de desenvolvedor que não conseguiu lidar direito com a fama e, mesmo tentando coisas novas, não conseguiu sair da sombra de Minecraft e não queria carregar o peso de uma empresa bilionaria como a Mojang nas costas.

“Eu assisti ao vídeo This is Phil Fish no Youtube e comecei a perceber que não tinha conexão que eu achava que tinha com os meus fãs. Eu me tornei um símbolo. Eu não quero ser um símbolo responsável por algo grande que eu não entendo”, escreveu.

Isso pode ser percebido também nas frases que terminam a carta de Notch, ao afirmar que a compra da Mojang pela Microsoft “não tem a ver com dinheiro, tem a ver com a minha sanidade”.



0 comentários: