Liaison é o Brasil no final da competição de games da Microsoft

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Liaison_game

Um jogo de plataforma em que o jogador deve controlar um garoto e seu cachorro para resolver puzzles e escapar de uma prisão. Foi com essa proposta que o jogo brasileiro Liaison conseguiu chegar à final mundial na categoria games da Imagine Cup 2014, competição de projetos de tecnologia voltada para estudantes e realizado pela Microsoft.

A final mundial da Imagine Cup 2014, ou IC2014, acontece entre 29 de julho a 2 de agosto, em Seattle, nos Estados Unidos, e mais do que poder ganhar um prêmio de US$ 50 mil e ser exposto na feira PAX, o jogo brasileiro tem a possibilidade de ser lançado para Xbox One e 360.

Liaison está sendo desenvolvido pelos curitibanos Eduardo Schildt, Luiz Henrique Gomes Monclar, Rhandros Dembicki e Robson Keidy Sewo. Os quatro são alunos do curso de pós-graduação em Aplicativos para Jogos Digitais da Universidade Positivo e formam o Liaison Team na competição.

O time Liaison formado para competir na Imagine Cup 2014

Em entrevista ao Kotaku, o game designer do time, Luiz Henrique, falou que o desenvolvimento do jogo teve início em dezembro de 2013. “Começamos o jogo especialmente por causa da Imagine Cup”, fala.

Ele diz que, apesar da competição ter sido o incentivo para criar o jogo e que ganhar o prêmio de US$ 50 mil seria mais do que bem vindo, não é só isso que os motiva. “A nossa motivação central para participar da IC2014 não é o dinheiro e sim a experiência em si, poder expor nosso trabalho e ter contato com quem vai estar lá no evento. É algo que, a longo prazo, definitivamente valerá muito mais do que US$ 50 mil”, fala.

Pelo menos um considerável prêmio de US$ 3 mil o time brasileiro já ganhou, ao conquistarem o primeiro lugar mundial em uma das etapas do Imagine Cup, o Blue Print Project Challenge. Luiz Henrique fala que eles ainda não pensaram em como vão utilizar o dinheiro, já que estão correndo para deixar o jogo, que ainda está em fase alpha, mais pronto possível para a final do evento.

Ligação

Liaison é o único representante da América do sul na final da Imagine Cup e não chegou aí e nem ganhou o prêmio de USS$ 3 à toa. O jogo realmente parece bem interessante.

Segundo Robson Keidy, outro membro da equipe, Liaison – que pode ser traduzido como ligação, em inglês e francês – também pretende transmitir uma mensagem, que é mostrada na relação entre os dois personagens do jogo: o menino Lug e seu cachorro Savior. “No dia a dia, as pessoas enfrentam a escuridão em muitas formas diferentes e, para superá-la, buscam forças em outras pessoas ou até mesmo animais, como mostra a relação entre Lug e Savior. O conceito fundamental do Liaison é mostrar que a amizade é capaz de derrotar a escuridão e que, mesmo na ausência de luz, pode haver um grande aprendizado para a vida”, afirma Robson.

Essa ligação entre o garoto e o cachorro também parece ser um elemento importante para jogabilidade no game.

Liaison_jogo

O jogo ainda não possui um trailer ou vídeo mostrando o gameplay (isso será divulgado em breve, antes da final da Imagine Cup, promete Luiz Henrique), mas o time explica que os dois personagens têm habilidades diferentes e o jogador precisa controlar os dois para trabalhar juntos e enfrentar os obstáculos. Quanto mais se distanciam e deixam de colaborar entre si, mais sombrio o ambiente do jogo vai se tornando, atraindo novos inimigos e passagens secretas, o que dificulta a conclusão das tarefas.

Só por essa descrição, perguntei a Luiz Henrique se os controles seriam parecidos com os de Brothers: A Tale of Two Sons. “Se for pra fazer um comparativo, o Liaison é mais semelhante ao The Lost Vikings”, explica. Ele diz que o jogador controla Lug e o cão Savior separadamente, mas o diferencial está em um modo que o game designer chama de “follow”. “(Follow) é o modo em que o Savior segue o Lug até onde ele conseguir. Por exemplo, se no modo follow ambos os personagens estiverem executando movimentações que sejam em comum para os dois (basicamente pular e correr), o Savior continuará no follow, mas a partir do momento em que o Lug executar alguma ação de movimentação que o Savior não consiga fazer, como subir escadas verticais, o modo follow é quebrado e o controle passa a ser somente do Lug”, explica.

Esse sistema, Luiz Henrique diz, surgiu para que não fosse muito cansativo ter que ficar trocando o tempo todo entre os dois personagens.

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A ideia, pelo menos na teoria, parece interessante, mas quando veremos ele na prática? Ou melhor dizendo, quando Liaison será lançado?

Luiz Henrique diz que tudo depende do desempenho da equipe na final do Imagine Cup e de eventuais conversas com a Microsoft por lá. “Se ganharmos, com certeza vamos acelerar o desenvolvimento, até porque junto com o prêmio em dinheiro, teremos a exposição na PAX Prime, já no fim de agosto, então vamos adiantar o máximo que conseguirmos do jogo para apresentar o melhor resultado possível”, afirma.

Por estarem em uma competição realizada pela Microsoft, Liaison está sendo desenvolvido com o Xbox One e Xbox 360 em mente e o plano do grupo é disponibilizá-lo de forma digital na Xbox Live. “Até o momento, não temos parceria nenhuma para lançá-lo na LIVE, mas durante a competição tentaremos algum contato com a Microsoft para isto”, afirma Luiz Henrique, que confirma que a pretensão do grupo é ter também uma versão pra PC do jogo. “Muito do que vai acontecer no futuro do Liaison depende totalmente do resultado da competição”, completa.

Liaison ainda está em fase pré-alpha no desenvolvimento e, também por isso, ainda não tem data de lançamento certo.

Futuro


Liaison_logo

O time Liaison formado para a Imagine Cup não pode ser considerado um estúdio indie, afinal eles ainda são estudantes em curso de pós-graduação, mas com o reconhecimento e já com um prêmio de US$ 3 mil, os quatro teriam um potencial para formar um estúdio.

No entanto, Luiz Henrique afirma que eles ainda não pensaram muito a respeito disso. “Quem sabe mais pra frente”, fala. “Criar um estúdio no Brasil não é fácil, precisaríamos ganhar muitos desses desafios pra conseguir. Até mesmo contando com o prêmio final da competição isso ainda seria bem difícil”, completa.

Com certeza muito ainda será falado de Liaison. Conquistando ou não a competição da Microsoft, ele é mais uma ótima promessa de jogo independente brasileiro.

Fonte: Kotaku

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