Stephen Hawking diz que A.I. pode ser o fim da humanidade

0 comentários
ads_haking

Físico mais famoso do mundo está alertando o mundo sobre os riscos decorrentes da super-inteligência das máquinas, dizendo que esta poderia ser a coisa mais importante que já aconteceu na história da humanidade – e, possivelmente, a última.

O nerds já estão cansados de ouvir as previsões de Jovem Nerd e Azaghal a respeito do perigoso desenvolvimento da inteligência artificial, muito sabem que O Exterminador do Futuro deve ser visto como um documentário e não como uma ficção, e felizmente hoje, temos Stephen Hawking concordando com tudo isso!

Hawking, juntamente com o cientista da computação Stuart Russell e os físicos Max Tegmark e Frank Wilczek, diz que os benefícios potenciais poderiam ser enormes, mas não podemos prever o que podemos conseguir quando a inteligência artificial for ampliada, tanto do lado bom, quanto do mau.

Os cientistas destrincham os perigos da inteligência artificial em uma matéria do Independent, confira um trecho dela abaixo:

Olhando para o futuro, não há limites fundamentais para o que pode ser alcançado: não há nenhuma lei física impedindo partículas de serem organizadas de maneira a executar até mesmo os cálculos mais avançados do que os arranjos de partículas em cérebros humanos. Uma transição explosiva é possível: como Irving Boa apresentou em 1965, as máquinas com inteligência sobre-humana poderiam melhorar constantemente seu próprio projeto ainda mais, provocando o que Vernor Vinge chamou de “singularidade” e o personagem do filme de Johnny Depp chama de “transcendência”. Pode-se imaginar tal tecnologia dominando mercados financeiros, ser mais inteligente que pesquisadores humanos, manipulando líderes humanos e desenvolvendo armas que não podemos sequer entender como funcionam. Considerando que o impacto de curto prazo da inteligência artificial depende de quem a controla, o impacto a longo prazo depende se ela poderá ser controlada.

Via The Independent


0 comentários: