Ser jogador profissional é difícil e chance de sucesso é mínima, diz manager da Newbee
Tong Xin, líder da equipe Newbee, falou à Sina Games sobre as pressões que seus jogadores enfrentam em todas partidas, incluindo sua trajetória para o mundial. A Newbee recentemente venceu a quarta edição da The International, dividindo entre si um prêmio de US$ 5 milhões. Isso significa cerca de US$ 600 mil para cada um, descontando os impostos.
Muita gente da imprensa chinesa falou sobre o triunfo da Newbee como a história cinco jovens que ascenderam em um desafio contra o mundo. Tong, que se considera um dos gerentes e técnicos de maior sucesso da China, diz que isso é simplificar demais as coisas. “Dos jovens que tentam ser jogadores profissionais, apenas um em cada mil realmente consegue”, disse Tong. “As chances desses jogadores em se tornar um dos ‘tops’ é de um em dez mil”.
Tong falou sobre alguns momentos constrangedores em sua trajetória na indústria de games. Ele já foi abordado por pais que imploraram a volta de seus filhos para casa por achar que os games eram uma má influência para eles. Ele também viu pais pedindo para que ele assinasse um contrato profissional com seus filhos, mesmo que eles tivessem de deixar os estudos.
De onde o dinheiro vem é outro problema para os jogadores profissionais, Tong diz. Há uma falta de profissionalismo pois os managers das equipes costumam ser jovens ricos e exibidos. Às vezes, o manager irá chamar seus funcionários para jogar com ele e seus amigos. O objetivo da partida é ganhar status. Ele acrescenta que os managers muitas vezes têm uma relação de amizade com seus jogadores, o que cria tensões na gestão.
Esta falta de gerenciamento profissional e a pressão familiar já são problemas o suficiente para os jovens. Tong diz que seus jogadores são todos jovens que estão no final da adolescência e início dos vinte anos.
O manager da Newbee também revelou como o treinamento árduo é primordial para cultivar uma equipe vencedora como a Newbee. “O time acorda às 11h30, toma café e então começa a treinar às 14h”, diz Tong. “Eles vão parar de treinar às 18h30 para jantar, e então, eles treinam por mais 6h antes de ir para a cama, às 2h da manhã”, diz.
Tong afirma que eles treinam para ganhar. Ele disse à Sina Games que antes do The International, o time sofreu de insônia e problemas gástricos. Ele reconhece que a equipe é extremamente mimada e que as pressão é mais mental do que física ou financeira. Tong também diz que, muitas vezes, quando o jogador perde, eles são repreendidos pelos managers e muitas vezes carregam uma culpa arrebatadora, que causa problemas de sono.
Portanto, se você achava que ser jogador profissional é apenas um hobby ou um trabalho muito divertido, melhor pensar duas vezes.

0 comentários: