Philips processa Nintendo por Violação de Patente e pede a proibição do Wii U

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Goste você ou não da Nintendo, é fato que a empresa tem sido tema de notícias não lá muito animadoras. Agora, às vésperas do lançamento de Mario Kart 8, a Big N está sendo acusada pela Philips por quebra de patentes!

A Koninklijke Philips — mais conhecida como Philips, mesmo – processou a Nintendo por alegar que a tecnologia do Wii e do controle de movimento do WiiU infringe tecnologias deles de sistemas interativos com controle remoto e detecção de movimento para operar um dispositivo, como uma televisão, por exemplo.

A reclamação da Philips é em relação a duas patentes específicas: uma de controle de movimento e outra para dispositivos sem fio que podem ser controlados via remoto por outro dispositivo.

O problema é que se encaixam nestes termos de violação de patentes “apenas” o Nintendo Wii, o Wii Remote, o Wii Remote Plus, o Nunchuk, a Balance Board, o WiiU, o WiiU GamePad, o Wii Mini e o Wii MotionPlus (basicamente tudo que a Nintendo lançou na última década). A ação da Philips ainda afirma que a Nintendo tinha “conhecimento real” das patentes já registradas, e mesmo assim seguiu com o desenvolvimento de seus produtos sem obter a licença da companhia.



Com isso, a Philips levou a Nintendo para o tribunal e pede a proibição de fabricação e venda do WiiU e qualquer outro hardware posterior da Nintendo que utilize uma tecnologia similar à de suas patentes violadas.

Como qualquer companhia gigante, esta não será a primeira e nem a última participação da Nintendo em tretas legais do tipo. Em 2010, a Big N foi processada pela IA Labs, que reclamava que o Wii Fit e o Wii Fit Plus foram feitos violando patentes. O tribunal foi favorável à Nintendo em 2012, que logo comprou todas as patentes da IA Labs para evitar mais dores de cabeça.

Logo depois, a Nintendo perdeu uma causa e teve que pagar porcentagem de direitos para a Tomita Technologies International Ltda. depois que a empresa a processou, desta vez sob alegação de violação de patente com a câmera do portátil 3DS.

No caso atual, a disputa é um tanto curiosa, pois no passado Philips e Nintendo já foram parceiras e tentaram juntas preparar um leitor de CD para o Super Nintendo (?!). Não dando certo, a Philips acabou lançando o seu CD-i usando personagens da Nintendo, já que o contrato permitia a exploração deles enquanto estivesse em vigor… o que rendeu os piores jogos da história destes personagens.

Não conhece os jogos exclusivos do Cd-i? Acha que talvez eles nem sejam tão ruins assim? Então veja o Zelda e o Mario com seus próprios olhos e tire suas conclusões.

Se você quiser ver o documento do processo, basta visitar este link. Agora é acompanhar a disputa de advogados para ver quem ganha esta queda de braço, e torcer para que a Nintendo volte aos noticiários gamers apenas pelos seus bons jogos.

Via Polygon, Neogaf

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