Microsoft libera código das primeiras versões do MS-DOS e Word
A medida foi tomada com o apoio do Computer History Museum. Isso significa que agora qualquer um pode estudar a peça que, de fato, tem pouca utilidade prática nos dias atuais, mas tem um significado histórico sem tamanho e também pode ajudar nos estudos da área.
O comunicado no blog oficial da Microsoft aponta para a direção surpreendente que a empresa teve de lá para cá. "É incrível pensar no crescimento em relação a estes dias, quando a empresa tinha menos de 100 funcionários e um produto (o MS-DOS) tinha menos de 300 KB (sim, kilobytes) de código", diz o comunicado assinado por Roy Levin, diretor-gerente e engenheiro da Microsoft Research.
O MS-DOS foi uma versão renomeada do 86-DOS, criado por Tim Paterson, que trabalhava na Seattle Computer Products, e lançado em 1980. A Microsoft contratou Paterson, comprou o software em sua versão 1.10 por US$ 75 mil e o relançou com outro nome. A primeira versão do Word para o DOS saiu em 1983. Apenas em 1989 o Word para Windows foi lançado, com um sucesso estrondoso: em quatro anos, ele já gerava metade das receitas relativas ao mercado de processamento de texto.
"Graças ao Computer History Museum, estas peças importantes de código serão preservadas e disponibilizadas para a comunidade para conhecimento técnico e histórico", afirma Levin. Para conferir o código do MS-DOS, basta clicar aqui e baixá-lo. Se preferir ver o código do Word, é só clicar aqui e fazer o download.
Via The Next Web
0 comentários: