13 Reasons Why aumentou o número de buscas relacionadas a suicídio, indica estudo

0 comentários
Resultado de imagem para 13 reasons why

Desde a estreia de 13 Reasons Why muitas discussões sobre se a série seria benéfica ou maléfica para saúde mental floresceram na internet. Agora, um novo estudo indica que pesquisas relacionadas a suicídio aumentaram consideravelmente depois da série da Netflix. Utilizando a ferramenta de dados do Google, a pesquisa descobriu que houve um crescimento que gira em torno de 900 mil a 1,5 milhão de buscas nos 19 dias seguintes a divulgação da temporada.

O estudo foi publicado no jornal científico JAMA Inernal Medicine e foi feito pela San Diego State University Graduate School of Public Health. A pesquisa omite algumas buscas para ser mais precisa. Os números não consideram todas as buscas com “suicídio”, mas descartam alguns termos que são relacionadas a Esquadrão Suicida e outros derivados.

Frases como “Telefone de ajuda a pessoas com pensamento suicidas” e “prevenção de suicídio” tiveram um aumento de 12% a 23%, mas buscas tal qual “como cometer suicídio” subiram 26% e “como se matar” subiu 9%. O estudo constata que:

Embora seja encorajador que a visão da série colabore com uma maior conscientização sobre o suicídio e a prevenção do mesmo, o resultado da pesquisa respalda nossos piores medos: o seriado pode ter inspirado muitos jovens a agir e saber mais sobre seus pensamentos suicidas; chegando até a procurarem informações sobre como suicidar-se.

Não foi possível relacionar o grande aumento nas pesquisas com tentativas legítimas de suicídio, mas os autores e médicos por trás da pesquisa clamam para que a Netflix seja mais responsável e faça mudanças na primeira temporada e repense o desenvolvimento do ano 2:

Nós estamos pedindo para a Netflix remover o seriado e editar o conteúdo para se alinhar com os padrões da Organização Mundial de Saúde. Além disso, a segunda temporada e todas as mídias relacionadas ao suicídio tem que ser submetidas a testes antes da liberação ampla para o público.

Para prevenir que tudo isso acontecesse a Netflix, sim, criou alguns mecanismos para ajudar estes fãs necessitados. A plataforma de streaming criou o site 13reasonswhy.info, que fornece uma lista de organizações de saúde que podem oferecer ajuda para aqueles que estão considerando auto-lesão, suicídio ou qualquer outra forma de necessidade. A Netflix reitera que o site é apenas para fins informativos e não é um substituto para aconselhamento ou tratamento médico profissional.

Também foi criado um mini-documentário de 30 minutos chamado “Beyond the Reasons” que fala mais a fundo e com maior seriedade sobre os problemas retratados na série.

Ao site Mashable, a Netflix respondeu ao estudo e disse que o seriado provocou diversas discussões sobre o tema:

Nós sempre acreditamos que esta série aumentaria a discussão em torno deste assunto difícil. E este estudo muito interessante e quase experimental confirma isso. Estamos ansiosos para realizar mais pesquisas e levaremos tudo o que aprendemos para as preparações da temporada 2.

13 Reasons Why gira em torno da morte de Hannah Baker, uma jovem que antes de cometer suicídio gravou 13 fitas que explicam as razões para sua decisão.

Os treze episódios de 13 Reasons Why estão disponíveis na Netflix e inspiraram algumas plataformas de prevenção de suicídio.

A segunda temporada não tem data de estreia definida.

0 comentários: