Quem será o sucessor na presidência da Nintendo?

0 comentários

O último dia 11 foi triste para todos os profissinais e fãs de games, com a perda do homem à frente da Nintendo por 13 anos. Esta semana estamos indo para a segunda sem Satoru Iwata, e a empresa ainda não se manifestou sobre que assumirá o cargo.

O site Gamesinsdustry consultou diversos analistas do mercado para saber quem é considerado o mais provável candidato à sucessor de um dos grandes nomes da indústria, e apesar de a empresa contar com diversos executivos com mais de 25 anos de casa, o nome no topo da lista é o de Genyo Takeda.

Segundo Mike Schramm, da EEDAR, “Takeda teve uma trajetória semelhante a de Iwata dentro da empresa – de programador para gerente para executivo. Mas a Nintendo também tem vários executivos em sua bancada de diretores que também podem dar um passo à frente pela vaga. É bem improvável que a companhia contrate alguém de fora do Japão ou mesmo de outra companhia. É desnecessário”.

Nick Parker da Parker Consulting vai direto no que a maioria gostaria, mas que ele também acha improvável:

“As duas escolhas óbvias são Takeda ou Shigeru Miyamoto” – o pai de Mario, Zelda, Donkey Kong. “Apesar de ser um sonho romantizado ter a empresa liderada pelo pai de Mario, acho que Takeda tem uma experiência corporativa maior e realmente entende de hardware; foi ele quem interveio por uma nova interface para o Wii ao invés de só criarem um Gamecube mais rápido e com gráficos melhores.”

Sobre o futuro da empresa, o gerente de pesquisas da IDC Lewis Ward, aponta aos fatos que podem mudar drasticamente do rumo da empresa nos últimos anos:

” A Nintendo se distanciou das conferências padrão da E3 sob o comando de Iwata, e outro presidente pode levá-la de volta para lá. Iwata focou em acessibilidade com o Wii e o DS, e o próximo presidente pode ir mais na direção de exclusividades e certas audiências. Vários elementos onde Iwata brilhou (como diversão, imaginatividade, inovação, e acessibilidade) são definitivamente parte do DNA da Nintendo, não importa quem esteja à frente, mas o próximo líder pode se paroximar desses elementos de uma maneira diferente.

Com a pressão que acionistas e investidores devem estar exercendo frente às baixas vendas (e praticamente extinção) do WiiU, quem quer que assuma o legado de Iwata já pegará uma bela onda a ser surfada. E como ela vai quebrar, ainda teremos algum tempo até ver.

0 comentários: