As 12 principais novidades do Windows 10

0 comentários

Falta pouco para que a Microsoft libere a mais nova versão do seu popular sistema operacional, o Windows 10. Amanhã, usuários do mundo inteiro poderão finalmente baixar uma das versões mais aguardadas do Windows. Mas, por que tanta ansiedade para pôr as mãos nesse tal de Windows 10? Quais são as principais novidades que nos esperam?

1 – A assistente digital Cortana

Uma das maiores expectativas trazidas pelo Windows 10 é a possibilidade de usar Cortana em seu PC ou Tablet. Ela já está disponível há um bom tempo em smartphones com Windows Phone 8, porém, essa será sua estreia em desktops.

Diante de seus concorrentes, a Siri da Apple e o Google Now da Google, Cortana já foi considerada como a mais “humana” das assistentes digitais, já que o usuário pode falar com ela naturalmente e suas respostas não parecem ser dadas por um robô. Sua inteligência também está surpreendendo a muito, já que ela pode responder perguntas de formas não tão óbvia.

Com ela o usuário poderá desde fazer buscar simples pela previsão do tempo em sua cidade, como também poderá criar lembretes apenas usando o comando de voz, fazer buscas na internet por qualquer coisa, poderá abrir programas e muito mais. Inicialmente Cortana suportará meia dúzia de idiomas, mas muito em breve ela expandirá seus horizontes e falará ainda mais língua, inclusive a nossa.

2 – O novo navegador Microsoft Edge

O Internet Explorer já deu o que tinha de dar. Ele fez história e foi um marco na vida da empresa, porém, já cansado de guerra e com sua reputação a beira do naufrágio, chegou a hora de se aposentar e dar espaço para “a” novidade. O Microsoft Edge será o responsável por restaurar a boa fama do browser padrão da Microsoft.

Ele será um navegador muito mais simples que seu antepassado, no entanto, será mais rápido, terá funções modernas, como as anotações. Também terá a capacidade nativa para ler páginas mesmo sem estar conectado a internet. Além disso, ele e Cortana trabalharão juntos, transformando um simples navegador em uma poderosa ferramente de produtividade.

3 – Integração com o Xbox

O Windows 10 contará com um novo aplicativo dedicado aos gamers chamado de Xbox. Com ele será possível aproveitar ao máximo sua vida na Xbox Live direto do seu PC ou Smartphones. Vai dar para assistir clips de jogos, comparar pontuações, enviar e receber mensagens, ver o feed de novidades dos seus amigos da Live e muito mais.

Será uma integração gigantesca, tanto que será possível transmitir jogos do seu console Xbox One para o seu PC/Notebook/Tablet com Windows 10. O acesso a Xbox Live e ao modo multiplayer online será gratuito para quem estiver usando o Windows 10 em um desktop, tablet ou smartphone, não sendo necessário uma assinatura Xbox Live Gold para isso. Quer mais? O controlador do Xbox One também poderá ser usado em seu PC com Windows 10, a depender da compatibilidade de cada máquina.

4 – Nova Windows Store unificada

Agora haverá uma única loja de aplicativos e jogos para todos os dispositivos com Windows 10, seja ele um PC, um Notebook, um Tablet, um híbrido, um smartphone e também um Xbox One.

A loja será composta basicamente de aplicativos universais do Windows, que são apps que funcionam em qualquer tamanho de tela e dispositivo e que precisam ser comprados uma única vez. Sua UI também será unificada, facilitando a vida de quem busca por alguma aplicação.

5 – Novas ferramentas para desenvolvedores

Não adianta ter uma loja unificada e cheia de novidades se ela não tiver um bom e vasto conteúdo. Pensando nisso a Microsoft investiu pesado em novas ferramentas de desenvolvimento, como Visual Studio 2015 entre outros softwares, que dão aos desenvolvedores diversas novas capacidades, como a possibilidade de portar apps do iOS e Android mais facilmente, utilizando boa parte do código original do aplicativo.

Além disso, usando um único software, desenvolvedores serão capazes de criar aplicações para o Windows, iOS e Android, e ainda podem emular suas aplicações nesse mesmo software, sem precisar de qualquer outra ferramenta. Tudo isso aumentará consideravelmente a produtividade de DEVs e empresas, o que consequentemente trará mais apps para o ambiente Windows.

6 – Novo Menu Inciar

O Menu Iniciar está de volta, mas não como era antes. No Windows 10 o Menu Iniciar é um híbrido da antiga versão do Windows 7 com a novidade trazida pelo Windows 8. As Live Tiles são as estrelas do Menu e são baseadas na UI do Windows 8, que por sua vez foi inspirado no Windows Phone 7/8.

Mesmo com toda essa inspiração, ao clicar no botão do Menu Iniciar, o usuário não é mais levado a uma tela exclusiva como no Windows 8, mas sim, tudo se propaga dentro da mesma janela, como no Windows 7. Lá estão os programas mais usados pelo usuário, os recentemente instalados, a Live Tile de muitos deles, entre outras coisas.

7 – Nova Central de Ações

Claramente inspirada no Windows Phone 8, a nova Central de Ações do Windows 10 será muito útil e chega meio que para substituir a Charm Bar, tão explorada no Windows 8.

Será por essa Central que o usuário poderá alternar entre o modo Desktop e o modo Tablet/Touch, poderá também ativar e desativar funções do dispositivo, como: Bluetooth, Wi-Fi, Localização, etc com apenas um clique/toque. Nela também será possível visualizar notificações de aplicativos diversos e até mesmo responder um chat ou uma mensagem.

8 – Windows Hello

Sua principal finalidade é substituir o atual sistema de senhas pelo reconhecimento biométrico facial, de íris e de digitais.
No caso específico do reconhecimento facial e de íris, o recurso inovador vai requerer um novo hardware para funcionar, como a câmera RealSense 3D da Intel. Sendo assim, basicamente 99% dos aparelhos hoje disponíveis no mercado serão incompatíveis com o recurso, a não ser que eles criem uma solução para usar a câmera citada como um acessório que possa se comunicar com o seu PC, por exemplo. Já os leitores biométricos de digitais atuais poderão ser aproveitados.

O Microsoft Passport é outra novidade agregada ao Windows Hello. Ele é um novo sistema pelo qual aplicativos, programas e sites terão acesso ao Windows Hello. Isto é, através do Passport será possível usar o Windows Hello como um dos sistemas de segurança para acessar conteúdo de um site, aplicativo ou programa. A ideia é revolucionar a forma como fazemos login atualmente. Uma série de protocolos terão que ser seguidos antes de ativar o Passport, porém, depois de tudo autenticado será muito mais fácil e rápido para acessar redes sociais, aplicações, jogos, etc.

9 – Modo Continumm para smartphones

Essa novidade pode revolucionar o mercado de smartphones e computadores pessoais. Usando um telefone com Windows 10 Mobile compatível, vai ser possível transformá-lo em um PC completo, bastando para isso conectá-lo a um monitor ou TV compatíveis.

Na tela maior o smartphone será capaz de exibir uma interface extremamente semelhante à de um PC com Windows 10, em vez de apenas espelhar sua interface na segunda tela como acontece hoje com os telefones com Windows Phone 8.1.

Ao usar o Microsoft Office Excel, por exemplo, na tela do smartphone ele será exibido em sua versão mobile, enquanto na segunda tela a exibição será a mesma vista em um PC ou Notebook. O mesmo vale para vários outros programas, assim como o Menu Iniciar. A integração será tão consistente que será possível usar um mouse e teclado para controlar essa expansão da tela do smartphone, o que basicamente o transforma em um PC de bolso. O Modo Continuum também serve para representar a forma como o sistema se adaptará aos mais diversos tamanhos de tela.

10 – Menu Hambúrguer em todo lugar

O Menu Hambúrguer é representado por aquela imagem de três linhas paralelas posicionadas verticalmente uma sobre a outra. Ele é chamado assim justamente por esse ícone lembrar um hambúrguer.

Ele será muito utilizado em todos os dispositivos com Windows 10 e é bom se acostumar a usá-lo. Sua praticidade já foi mais do que comprovada em outras plataformas, como no Android. Ao clicar sobre seu ícones, diversas opções surgirão, como as opções do app, configurações e tudo mais. Em alguns aplicativos e programa ele substituirá as tradicionais abas de opções hoje tão comuns em diversos softwares, inclusive no Windows e Windows Phone.

11 – Modo touch aprimorado

A Microsoft também quer que o Windows 10 seja confortável para ser usado em dispositivos com telas full touch screen, e para isso fez uma série de adaptações no sistema. As Charms Bar foram redesenhadas, os ícones do sistema ganharam um pouco mais de “volume” para serem mais facilmente clicáveis, as Live Tiles do Menu Inicial foram claramente pensadas em dispositivos touch, além da inclusão de diversos comandos gestuais.

Para que não haja confusão na hora do uso, o melhor é fazer a opção pelo modo touch/tablet na Central de Ações caso esteja usando um aparelho com uma tela sensível ao toque, como um Surface sem o seu teclado. Caso prefira, tudo funciona normalmente usando-se um mouse e um teclado também.

12 – Atualizações Constantes e mais…

Diferente de todas as versões anteriores do Windows, o Win10 será atualizado constantemente. Como muitos gostam de brincar, o Windows 10 será um Windows para a todos dominar, parafraseando um trecho do livro O Senhor dos Anéis, quando o autor fala de um anel em específico. A comparação se dá pelo fato de que o Windows 10 será o Windows definitivo, pois, a Microsoft não o considera mais como um produto, mas sim, como um serviço. Sendo um serviço, ele apenas evolui e se aprimora e não apenas muda de versão. A ideia é fazer com que o Windows 10 seja o “último” Windows a ser lançado, o que virá depois serão apenas atualizações com aperfeiçoamento desse serviço chamado Windows.

Claro que tem ainda mais novidades menores para serem conferidas, contudo, a 12 principais são essas. Quem já reservou sua cópia pode esperar que seu computador o notificará quando o update estiver disponível. Quem não fez o procedimento de reserva pode ter que esperar na fila pela liberação posteriormente, o que é normal.

Quanto a liberação da versão mobile do Windows 10, que será para quem tem um smartphone com Windows Phone 8.1, está só deve acontecer em meados de setembro ou outubro, tendo em vista que essa versão do software ainda não está finalizada.

O Windows 10 será gratuito para quem tiver um dispositivo compatível que esteja usando o Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1. O upgrade gratuito poderá ser feito até 365 depois do lançamento oficial da versão compatível com o seu aparelho. Caso perca esse prazo, no caso de desktops, será preciso pagar por uma licença nova.

Via Windows Team

0 comentários: