[E3 2015] Tudo que rolou na conferência da Oculus

0 comentários
Oculust Rift E3

Pode-se dizer que a E3 2015 se iniciou hoje com a apresentação da Oculus. Com a próxima semana lotada de conferências, a empresa mostrou hoje vários novidades do headset de realidade virtual Oculus Rift.

Como sabemos que ainda há vários céticos em relação aos acessórios de realidade virtual, o CEO Brandan Iribe passou o início da conferência falando de especificações técnicas e como o Rift consegue imergir os jogadores. O headset de realidade virtual promete ser leve, ergonômico e também democrático, permitindo que a distância das lentes seja ajustada para uma melhor experiência de todos os públicos e permite até que jogadores que tenham a necessidade de óculos possam usar o acessório.

Já que não apenas gráficos em alta definição são suficientes e o som também faz parte da imersão, o Oculus Rift conta com um par de headphones para que os jogadores possam ouvir os ruídos em 360º, os quais também poderão ser removidos para que aqueles que já possuem headsets de ótima qualidade possam utilizá-los na jogatina do Rift.

Uma surpresa foi o anúncio da Oculus de que cada caixa do Rift contará com um controle do Xbox One. A escolha do gamepad aponta para ajudar os desenvolvedores visarem como os usuários jogarão seus jogos, com o controle como um padrão em mente. Com esse anúncio, Phil Spencer foi convidado ao palco para revelar que o Windows 10 já terá suporte nativo ao Oculus Rift desde o início.

O CEO do Xbox também anunciou que os donos de Xbox One, assim como poderão fazer com o PC, irão poder transmitir jogos para o headset VR. A transmissão dos jogos do One para o Rift ainda é bem estranha já que, devido ao trabalho e processamento, não transforma automaticamente os jogos do console em experiências de realidade virtual, e apenas introduz os jogadores a uma sala com um grande telão e o jogo será transmitido em um cinema próprio. Não sabemos bem por que alguém teria a necessidade dessa transmissão de uma TV dentro de um óculos mas talvez seja apenas o inicio de uma parceria entre as empresas.

Os jogos obviamente marcaram presença porém não tiveram tanto espaço nessa conferência relativamente curta de uma hora. Entre trailers de jogos já conhecidos e algumas coisas novas, o foco fica para a Insomniac Games – de Ratchet and Clank e Sunset Overdrive – que revelou seu jogo exclusivo de Oculus Rift, a aventura com pitadas de horror chamada Edge of Nowhere.

Vimos Chronos, EVE: Valkyrie, VR Sports e trechos de outros jogos que podem ser vistos no compilado abaixo da própria empresa:

A Oculus também apresentou uma lista de desenvolvedoras que estão trabalhando em projetos exclusivos para o Rift. Além da Insomniac temos outros nomes conhecidos como a Ready at Dawn – de The Order: 1886 – Harmonix e Square Enix.

Uma interface de usuário também foi mostrada e a empresa revelou que usuários poderão executar ações como comprar títulos e entrar em jogos de amigos apenas pela Oculus Home, sem a necessidade de retirar o acessório do rosto para acessar algum menu e voltar para a experiência.

Palmer Luckey subiu no palco para finalizar a apresentação com o Oculus Touch, um segundo controle para o headset. O Oculus Touch tem o objetivo de fazer os usuários sentirem suas mãos dentro das experiências do Rift, reconhecendo vários gestos.

Apesar da novidade o Touch não será incluso na versão padrão do Oculus Rift, com o controle do Xbox One continuando como o controle principal. Não vimos sequer o preço desse segundo controle, bem como o preço do próprio Oculus Rift que também segue sem uma data específica de lançamento, mesmo que previsto para o primeiro trimestre de 2016.

Oculus Touch


0 comentários: