Esse “pedaço de plástico” de Star Wars vale quase R$ 200 mil
O capacete do piloto de TIE que aparece no Star Wars original, lançado em 1977, faz parte de uma série de apenas 12 capacetes criados para o filme. Ele foi encontrado no sótão de uma pessoa da equipe técnica do filme 30 anos atrás, e foi comprado pelo fã e colecionador de Star Wars Stephen Lane por algumas milhares de libras. Stephen mostrou o capacete para os apresentadores do Antiques Roadshow para ter uma avaliação mais profissional do objeto.
No episódio que foi exibido nesta semana, a apresentadora Fiona Bruce levou o capacete aos experts, que avaliaram o objeto em cerca de 50 mil libras (algo em torno de R$ 198 mil). A própria apresentadora fica surpresa com o resultado e diz que “para qualquer um que não seja do mundo de Stephen Lane”, o valor é surpreendente para um “pedaço de plástico”.
Embora não seja estranho ver uma atitude de desprezo em relação a um objeto usado em um filme, considerando que o Antiques Roadshow tende a lidar com obras de arte ou de arquitetura, é desconcertante ver como as pessoas podem ficar chocadas com a avaliação de artefatos raros da cultura pop. Eles podem não ser tão antigos, mas memorabilia de filmes e coisas do tipo são, essencialmente, os artefatos de nossa cultura moderna. Da mesma forma que pinturas e esculturas foram a ‘mídia’ de seus dias, filmes e programas de TV são os nossos meios de comunicação, e uma parte importante da nossa cultura.
Stephen Lane realmente não se importa com o desprezo da apresentadora, considerando que hoje ele é dono de uma peça importante da franquia que ama. O fato dessa peça valer tanto é apenas a cereja do bolo.
0 comentários: