Almoços e jogos: como Gryphon Knight Epic quer ser um shoot’em up diferente

0 comentários
GKE_capa

Conversas na hora do almoço com amigos costumam ser dos mais variados tipo e render bastante. Contamos piada para aliviar a tensão do dia, discutimos sobre como o time adversário perdeu no dia anterior ou mesmo as frustrações no trabalho. Os desenvolvedores Sandro Tomasetti e Joe Junior estavam tendo uma dessas conversas de meio-dia, no ano passado, e o assunto era sobre shoot’em up.

Foi dessa conversa de almoço que nasceu o estúdio catarinense Cyber Rhino Studios e, principalmente, o projeto de Gryphon Knight Epic, um “jogo de navinha” com temática medieval e que está em campanha no Kickstarter para conseguir financiamento.

Prato principal

O dia de Sandro e Joe não tinha sido dos melhores e o almoço poderia ser algo bem indigesto. “Nós tínhamos acabado de vir de uma tentativa de projeto que tinha falhado”, fala Sandro Tomasetti, em entrevista ao Kotaku. Eles trabalhavam em uma empresa de jogos em Florianópolis e estavam conversando sobre outras possibilidades para um game. “Então decidimos explorar uma mecânica consolidada, shoot’em up, e melhorá-la com algumas features e principalmente com o tema”, fala.

Ele diz que queriam quebrar esse conceito de “jogo de navinha” dos shoot’em ups com algo diferente. “Decidimos usar um tema que nos agrada muito, o medieval, logo um cavaleiro montado num grifo pareceu o ideal!”. Assim nasceu cavaleiro Sir Oliver, que montado em seu grifo Áquila, protagonizam Gryphon Knight Epic.

Gryphon Knight


Mas essa história não estaria completa sem o terceiro membro que formaria a Cyber Rhino Studios, o artista Daniel Kai, outro colega de trabalho dos dois.

“Com a ideia (do jogo) mais completa na cabeça pensamos: ‘Pra isso ficar bom, precisamos ter uma arte foda!’ E então surgiu o Daniel”, fala Tomasetti . “Em uma sexta-feira nós o convidamos para o projeto. Ele ficou de pensar sobre o assunto durante o fim de semana. Na segunda de manhã já tínhamos alguns esboços e conceitos para o cavaleiro e a primeira fase”, conta.

Essa iniciativa de Daniel foi o que estava faltando para o grupo de empolgar com o projeto, mesmo que de forma tímida no início. Tomasetti explica que nos primeiro meses eles só trabalhavam em Gryphon Knight nos tempos livre “até que estivéssemos totalmente confiantes em nossas habilidades e sinergia”, fala.

cyber-rhyno

E isso aconteceu em março desse ano, quando os três saíram da empresa em que trabalhavam e fundaram a Cyber Rhino Studios, dedicando-se apenas ao desenvolvimento do jogo desde então. Para ajudar em Gryphon Knight Epic, o estúdio contratou o músico Yuri Witte para cuidar da trilha sonora do game, completando o time.

Sobremesa: Kickstarter

A novidade sobre Gryphon Knight Epic é que agora ele está com uma campanha no Kickstarter com o objetivo de arrecadar US$ 18 mil.

Sandro Tomasetti fala que a campanha no Kickstarter tem dois objetivos. O primeiro é chamar a atenção para o jogo, o fazer ser conhecido do público. Algo bem de marketing mesmo. O outro, mais óbvio, é arrecadar fundos para o desenvolvimento, porém ele diz que o dinheiro arrecadado no site de financiamento coletivo servirá mais como uma ajuda extra. Uma sobremesa na criação do jogo. “Nós temos recursos para sobreviver por 1 ano e terminar o projeto. Porém, apenas sobrevivendo não iríamos conseguir fazer o jogo 100% da maneira que gostaríamos”, explica Tomasetti.

Por isso mesmo, ele também fala que Gryphon Knight Epic será lançado, mesmo se a campanha não consiga atingir a meta. “O escopo seria reduzido e adaptado, mas o Gryphon Knight Epic vai sair de qualquer maneira”, diz.



Restando 30 dias para o fim da campanha, no momento da publicação dessa matéria os desenvolvedores catarinenses já conseguiram pouco mais de US$ 3 mil.

Além disso, o jogo também pode ser votado no Greenlight para poder ser lançado no Steam.

Shoot’em up com exploração

A essa altura você deve estar se perguntando se vale a pena dar seu dinheiro para ajudar no desenvolvimento de Gryphon Knight Epic. Já viu algumas imagens, assistiu a alguns vídeos, mas precisava de mais para se decidir?

Bom, apesar de uma demo não estar disponível no momento, o Kotaku pode degustar um pouco do jogo com uma versão alpha, mas já podemos atestar que ele tem sim muito potencial.

Gryphon Knight Epic, de início, é um shoot’em up em seus moldes bem clássicos, como visto em jogos como R-Type, Lords of Thunder ou até mesmo o recente Sine Mora, mas o diferencial fica no elemento de exploração do cenário. “Queríamos um feeling um pouco mais de exploração, voltado ao personagem. Então pegamos bastante inspiração no Mega Man e Ghouls and Ghosts”, fala Tomasetti.

Um elemento de exploração pode soar um pouco estranho em um shoot’em up, afinal, o jogo “empurra” o personagem sempre para a direita, mas a sacada dos brasileiros foi adicionar, com o apertar de um botão, a possibilidade de mudar o sentido, indo da direita para a esquerda e voltando na fase para procurar por itens escondidos ou passagem. Isso, claro, faz com que os inimigos reapareçam, o que deixa ele bem desafiador também.

Portanto, sim, ele tem tudo para ser um ótimo jogo.

Com ou sem a ajuda do Kickstarter, Gryphon Knight Epic tem previsão para ser lançado em 2015 para PC, com versões para Windows, Mac e Linux.

Gryphon-Kinght_direcoes


0 comentários: