SporTV critica eSports gerando uma opinião

0 comentários
banner 3

No dia 02/10/2013, a SporTV2 mostrou uma matéria sobre eSports e comentando sobre a profissão. Com a própria matéria da jornalista diz, países internacionais já estão a pouco reconhecendo o Eletronical Sport como uma esporte de verdade, dando até visto e reconhecimentos válidos para os atletas que aderem este tipo de categoria. Então vamos pensar juntos.


VEJA A MATÉRIA



----------------------------------------------------------------------------

banner1

O QUE É O ESPORTE ?

Desporto, desporte, esporte ou desporto é toda a forma de praticar atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e/ou mental e proporcionar entretenimento aos participantes. Pode ser competitivo, onde o vencedor ou vencedores podem ser identificados por obtenção de um objectivo, e pode exigir um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados. São centenas os tipos de desportos existentes, incluindo aqueles para um único participante, até aqueles com centenas de participantes simultâneos, em equipas ou individualmente. Algumas actividades não-físicas, como jogos de tabuleiro e jogos de cartas são muitas vezes referidos como desportos, mas um desporto é geralmente reconhecido como sendo baseada na atividade física.” – Wikipedia

banner5

ENTÃO NÃO É ESPORTE. CORRETO ?

Como acabamos de ler no Wikipédia, esportes são atividades competitivas que precisam de atividades físicas. Tudo bem, até aí podemos ter contradições ao eSports. Mas, eu acompanho campeonatos mundiais de eSports e digo que os ‘atletas’ da categoria soam muito nas suas atividades. Perdem líquidos, precisam de movimentos rápidos, reflexos aguçados para exercer sua profissão. Uma ação em um jogo de MOBA no nível competição internacional pode ser tão rápida que 0,5 segundos pode decidir uma partida inteira. Também não posso deixar de mencionar que não podemos comparar isso com triatlo, judô, karatê e outros esportes de alto esforço do corpo. Pois, é válido notar que cada esporte é diferente do outro, tendo esforços diferentes.

banner4

O eSports tem órgão oficial e é uma profissão registrada. Além de ser sim uma atividade competitiva, tem regras rigorosas, mesmo em jogos eletrônicos. Não podemos deixar de citar que essas regras são válidas mundialmente, assemelhando-se com esportes como o futebol, de tando prestígio no Brasil. No eSports temos patrocinadores, parceiros, apoiadores e investidores de alto nível. A Intel, AMD, Benq, GeForce, Razer, Thermal Take, Riot, dentre vários outras no ao redor do mundo por exemplo.

aew


São pontos que temos que dar atenção, pelo fato deles serem válidos para ser considerados como um esporte. A jornalista do SporTV não foi nada neutra em sua opinião, falou o que ela queria e pelo visto, não entende nada do que a matéria diz. Temos que analisar ainda mais, até porque eu mesmo não me convenci de que o esportes eletrônicos são válidos. Precisamos de mais provas de que isso vai continuar sendo uma grande área e que a ideia do eSports vai permanecer.

banner 2

Ainda não considero eSport válido, mas essa jornalista foi totalmente preconceituoso, no mínimo imprudente. Temos grandes pontos a observar e não podemos tapar os ouvidos e nem fechar os olhos pra ele. Pode ser tornar sim esporte, mas precisamos mais do que grandes campeonatos para isso.

Fonte: Real Nerd

0 comentários: