Reações Químicas

0 comentários

Supostamente todo mundo gosta de ver a ciência em ação, isso é claro, mas o que muita gente não gosta é de estudar esses fundamentos e fazer com que anos de estudo fazem de sua experiência algo incrível, como simplesmente misturar dois elementos quimicos e causar uma reação que deixará muita gente de boca aberta. Isso para alguns cientista que trabalham nessa área nada mais é do que um trabalho, para os observadores, uma diversão.nn

Poliacrilato de sódio e água

Poliacrilato de Sódio e Água

O poliacrilato de sódio é um polímero super absorvente. Também conhecido como gel super absorvente ou floc gel, ele pode absorver até 800 vezes seu peso em água. Este é um experimento interessante para fazer em casa: basta cortar uma fralda e adicionar água.

Milho virando pipoca

Milho virando pipoca
A diferença entre um milho comum e um milho de pipoca é a quantidade de água e espessura da casca. Para que tenhamos a pipoca, a água, encontrada em menor quantidade em grãos para pipoca, deve se transformar em vapor. Isto aumenta a pressão sob a casca grossa do grão de milho, que acaba por “estourar”, liberando amido gelatinizado, que se solidifica quando em contato com o ar.

Nesta imagem é possível perceber a expansão do amido, se tornando na espuma de amido de milho que chamamos de pipoca. Um fato interessante neste fenômeno é que a pressão do vapor d’água, somada a do amido, pode chegar a 10 kg/cm2, cinco vezes mais do que a de um pneu de carro

Decomposição de tiocianato de mercúrio II

Decomposição de Tiocianato de Potássio
Este composto químico foi muito usado em pirotecnia devido à serpente de faraó: cinza em forma de serpente que é gerada quando se inflama uma bolinha de tiocianato de mercúrio II. Apesar do efeito impressionante, a versão com mercúrio não é mais utilizada. 

O vapor de mercúrio liberado durante a combustão é extremamente tóxico. Versões mais seguras deste fogo de artifício utilizam bicarbonato de sódio, óleo de linhaça e naftalinas para criar um efeito parecido. O que não podemos negar é que, apesar de perigoso, esta reação química é impressionante.

Se você quer ver o vídeo completo desse elemento em ação - Clique aqui

Reação “Pasta de Elefante” entre peróxido de hidrogênio e iodeto de potássio

Reação "Pasta de Elefante
Esta experiência impressionante utiliza substâncias que temos em casa: podemos encontrar o Peróxido de Hidrogênio (H2O2) na água oxigenada que utilizamos em machucados e cabelos. Já o Iodeto de Potássio (KI) é colocado no sal de cozinha, a fim de evitar a falta de um importante componente dos hormônios da tireóide: o iodo. Além disso, o iodeto de potássio pode ser encontrado em forma de xarope ou pastilha, sendo um elemento com propriedades anti-radioativas que pode ser usado para fins expectorantes.

Se você misturar estes dois compostos químicos em um recipiente uma intensa formação de bolhas será observada, mas, para conseguir esta espuma, deve-se acrescentar detergente ao iodeto de potássio. A intensa produção de oxigênio gasoso levará à formação da espuma abundante observada na GIF.

Reacendendo uma vela sem tocar o pavio


Para manter qualquer chama acesa, precisamos de oxigênio, combustível e energia. No caso de velas, a energia vem de um fósforo ou isqueiro, o combustível é o pavio de algodão da vela e o oxigênio vem da cera derretida e do ar. Quando apagamos a vela, é possível observar uma fumaça que contém vapor de cera. Se encostarmos um fósforo neste “fio” de vapor, as chamas descerão até o pavio, reacendendo a vela. É tão interessante que deu vontade de eu fazer aqui em casa.

No entanto, se for tentar fazer qualquer experimento químico que você viu acima, tome cuidado, não se sabe se realmente dará certo ou se pode ocorrer qualquer acidente durante o experimento.


0 comentários: